domingo, 6 de janeiro de 2013

Tributo à Kassandra de Troia

Ou: um vídeo sobre ‘O Incêndio de Troia’, de Marion Zimmer Bradley

Devorar um livro de mais de 500 páginas é uma delícia. Quando o livro é bom, claro. E este é simplesmente sensacional. Sem abandonar os fatos históricos e a magia das lendas, Marion Zimmer Bradley narra a derrota de Troia pelos olhos de Kassandra, princesa daquela cidade, profetisa, sacerdotisa de Apolo, o deus do Sol, guerreira amazona, forte, brava. Alguém que nunca entendeu o destino conferido às mulheres a sua volta e sempre soube que não se sujeitaria às vontades dos homens acima das suas. ‘O incêndio de Troia’ chama o feminismo de qualquer uma à tona e parece querer fazer exatamente isso. Kassandra é uma personagem que quer fazer tudo o que lhe dizem que ‘as mulheres não podem’ e sua ira contra quem diz o contrário fica clara no trecho abaixo.

“(…) se retornar a casa de Príamo, seu pai lhe arrumará um marido. Eu ficaria muito satisfeita se a visse casada e com um filho no colo. E não haveria mais essas profecias e sonhos maléficos para atormentá-la. Apesar do tom afetuoso da mãe, Kassandra sentiu uma onda de raiva tão intensa que a sufocou. Ah, esse é o remédio para todas as coisas que estão erradas para as mulheres. Se uma mulher é infeliz ou comete um erro, se não faz o que todos esperam, então ela estaria melhor com um marido; e se tivesse um filho, seria remédio para todos os males”.

Essa passagem fantástica exemplifica isso que acabo de dizer. E a Guerra é descrita como deve ser. Com perdas, sangue, dor e sem vencedores, de fato. Kassandra entrou pra minha seleta lista de personagens favoritas de todos os tempos, as mais admiráveis. Ela não é a personagem que eu queria ser por ter sofrido demais, mas com certeza eu gostaria de ter sido sua amiga.

Love, Tary

P.S: Se inscrevam no meu canal no You Tube porque nem sempre os vídeos vão vir pro blog!

16 comentários:

  1. Quando eu tinha uns 12, 13 anos eu era a louca da guerra de Tróia. Aliás, minha obsessão começou quando vi o filme do Brad Pitt, logo quando foi lançado, o que me levou a devorar tudo que encontrei sobre mitologia na biblioteca da minha escola. Meu surto foi tão intenso que, depois que ele passou, meio que larguei esse tipo de leitura. No entanto, estou sentindo o universo me chamar de volta pra esse mundo fantástico. Primeiro a Dedê falou daquela série derivada do Percy Jackson que me encheu de vontade, e agora vem você matar a pau. Me apaixonei pela resenha, claro!
    Comentei com a Dedê que o livro favorito que trago dessa minha época de louca de Grécia é "Tróia - o romance de uma guerra", o problema é que eu tinha uns 12 anos quando li, e com 12 anos eu não tinha parâmetros e noção pra saber o que era um livro realmente bom ou não. Foi uma das minhas primeiras leituras adultas, ou seja, eu era totalmente impressionável. Acho que vou aproveitar o bonde e tirar a prova dos 9 relendo ele, e claro que esse tá na minha lista, assim como As Brumas de Avalon já mofam nela há anos.
    Amo seus vídeos, amiga, faça sempre! <3

    ResponderExcluir
  2. Amiga, você é a coisa mais fofa dos vídeos. Adoro que sempre começa com: "Oi, gente, tudo bem?". Eu nunca lembro de perguntar se tá tudo bem, que grossa.
    Você sabe que eu amo as empolgações das pessoas com as coisas, então fiquei curiosa com esse livro pelo seu amor por ele! Não sou a mais chegada das pessoas em mitologia e guerras, mas fiquei com bastante vontade de ler!
    E preciso muuito ler as Brumas de Avalon! Acho que vou bichar com a Annoca, hihihi.
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  3. Amo quando você faz vídeos sobre livros. Fiquei bem curioso sobre o livro, parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Adoro seus videos, principalmente videos sobre livros.
    Eu adoro quando um livro consegue nos devorar desse jeito. Fiquei com vontade de ler, porque você ficou tão empolgada com ele e porque eu adoro livros históricos. Assim que surgir uma oportunidade, comprarei e o lerei.
    Beeeijo

    ResponderExcluir
  5. Fiquei chocada com o preço desse livro. Jurava que seria no mínimo um olho da cara! E a capa é linda, hein? Bom, Marion Zimmer Bradley nasceu para produzir incríveis personagens femininas meeesmo, hein? E gostei quando falou no vídeo que as batalhas também aparecem da perspectiva feminina. Agora, Tróia com Brad Pitt é uma tristeza na vida, eca.

    ResponderExcluir
  6. Primeiro de tudo: tou chocada com o preço do livro! Eu podia encontrar ela por essa pechincha toda, quase não tenho sorte de encontrar livros nessa valor. Eu nem preciso dizer que vou incluir esse livro na minha lista do que eu preciso ler pra ontem, primeiro porque por ser indicação sua, eu já vou pra leitura com uma tendência de amar; segundo, pela temática, que eu já sou apaixonada desde que eu me entenda por gente. Acho que o fato de ser narrado por uma personagem tão diferente com certeza vai ser um diferencial. E eu tou com a Anna, amiga: amo muito os seus vídeos, parece que você não tá nem falando pra uma câmera. Tão calma e natural que é uma lindeza de ver - e que me dá orgulho <3 Beijo!

    ResponderExcluir
  7. tary! adoro os seus vídeos! mesmo!
    e esse ano já foram 2! continue gravando :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Tary! Tudo bom?
    Foi a primeira vez que vi um dos seus vídeos, achei muito o fofo o seu jeito e muito interessante o livro e fiquei com vontade de ler!
    Sempre gostei de tudo relacionado a Grécia, principalmente por causa do meu nome (Ariadne) e por causa dos deuses gregos, e o fato dela ser uma sarcedotisa de Apolo já fez com que eu ficasse muito interessada!
    Eu indiquei você em um meme de incentivo à leitura, pelo fato de que eu sei que você gosta bastante de ler (até te tenho no skoob) então espero que você goste e faça se você se sentir interessada.

    Aqui o link caso se interesse!
    http://concepcoeserradas.blogspot.com.br/2013/01/meme-laco-de-incentivo-leitura.html

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  9. Tary!

    Assim como você, fiquei louca para ler esse livro depois de assistir ao vídeo da Tatiana! Parece ser muito, muito, muito bom!
    Também tenho vontade de ler O Sol é Para Todos, mas fico sempre com um pé atrás. Deve ser muito triste...fico com medo de sofrer demais durante a leitura, sabe?

    Gostei bastante do seu vídeo. Por favor, continue fazendo, tá?

    Beijos,

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olha, faz tempos que não leio um livro que me faça devorá-lo. Vou anotar o nome pra minha meta de leitura. hahaha

    ResponderExcluir
  11. Vi que você estava sem tempo por causa do TCC... essa sou eu só que com o vestibular rsrs. A última etapa é agora em Janeiro e eu só tenho tempo pra respirar e ler seus posts ;x
    Mas fiquei com muita vontade de ler esse livro!! O farei assim que entrar na universidade hehe :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Nossa Tary, falou em personagem histórica e mulher forte eu já estou correndo atrás do livro! Adoro livros com essa temática, e os da Marion Zimmer Bradley são ótimos! Tudo bem que só li Brumas de Avalon, mas mesmo assim já sou apaixonada pelo estilo dela. Sobre Tróia eu já li Helena, da Margaret George, mas ela não é tão dona de si quanto Kassandra parece ser. Assim que possível vou adquirir o livro!!

    E caramba, que meme delicioso o do post anterior! Bati os olhos e fiquei com vontade de fazer! Posso? XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Super adoro histórias que envolvem o mundo grego, ainda mais a Guerra de Tróia. Já coloquei no meu "vou ler" do Skoob. Preciso dizer, também, que amei o fato de você resolver fazer vídeos pro Youtube. Sou viciada em vlogs, não tanto quanto você, mas sou. E será um prazer te ver falando dos mil livros que você ainda vai ler. Te amo! <3

    ResponderExcluir
  14. Comentei isso hoje no blog da Analu: a Antiguidade é meu período da história favorito. A história parece muito interessante, mas a princípio não entra na minha lista de prioridades. Isso porque quando eu li o Senhora da Magia (até agora só li esse), eu gostei, mas não me acendeu essa chama toda que eu vejo que acende em outras pessoas. Mas ainda planejo terminar a série, talvez esse ano, já que tenho os outros três livros.
    Adorei o vídeo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro! Adoro personagens femininas fortes e não imaginava que Kassandra era assim. Já li A Ilíada e todo meu conhecimento da Guerra vem daí. E, outra coisa, nossa, como vc arruma tempo para ler um livro tão grande assim em tão pouco tempo? Rs. Comecei o Morte Súbita da Rowling como primeiro livro do ano e não consegui terminar até agora! :).
    No mais, que ótimo que vc decidiu fazer videos para as resenhas, adorei! Que venham mais :) Bjs

    ResponderExcluir
  16. Quando você falou lá no Twiiter sobre o livro eu nem imagina que ele seria é tão bom, mas depois de uma rápida pesquisa vi que a história é ótima. Assim que eu terminar de ler "Julieta Imortal" com certeza irei procurá-lo na Americanas da minha cidade. Se não me engano, acho que vi esse livro em promoção no final do mês passado.

    O meu primeiro livro do ano foi "O diário de Suzana para Nicolas".Incrível a história!

    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comenta que eu respondo (: