domingo, 3 de janeiro de 2010

Cassie & Eu

Oh, wow! Lovely!

Quem sempre diz estas palavras, com um sorriso docemente lunático nos lábios, é a personagem das duas primeiras temporadas do seriado britânico Skins, Cassie Ainsworth, que é também uma das personagens mais complexas que eu já vi e uma das minhas favoritas de todos os tempos. Ela gosta de vestir todas as suas roupas de uma só vez e odeia pessoas que mudam suas vozes quando dizem algo importante. Diz amar comida, mas nunca come nada e é totalmente apaixonada pelo Sid, que corresponde, mas é um completo idiota às vezes. Cassie é aquela menina que diz I like the things that I like but I love everything, porque acha que até as piores coisas têm algum motivo para serem amadas.

 
Uma vez ela sofreu tanto por amor, que até o comparou com a sensação de estar quase morrendo. Cassie ama David Bowie, The Cure e filmes mudos em preto e branco. É sozinha mesmo com um bando de gente em volta, tem medo e coragem sempre nas horas mais equivocadas; aparece quando não devia, foge quando deveria ficar, quase sempre toma as decisões erradas. Só ela sabe o que se passa realmente dentro da sua cabeça, só ela sabe o que está além daqueles sorrisos estampados em seu rosto a todo momento. Pode ter toda uma atmosfera de sonhadora birutice, pode ser assustadora e até um pouco ferina em alguns instantes, mas é muito, muito humana.

 
Ao mesmo tempo que é triste, é feliz, o que pode não fazer sentido algum, mas ao mesmo tempo faz todo o sentido do mundo; é que Cassie se apaixona pelas pequenas coisas, aquelas que ninguém nota, aquelas que todos percorrem os olhos displicentemente - e como é difícil para alguns entenderem isso! Ela pode ter uma alegria contagiante num instante e depois pode estar abraçando a si mesma pra tentar aliviar a dor escondida; pula numa cama elástica e vira criança, afinal ela não acha que tenha crescido de fato. Mas é só mudar para um lugar totalmente novo que cresce sim, a olhos vistos e de repente.
Cassie pode ser várias numa só, pode ser introspectiva e extrovertida... Pode fazer um comentário totalmente infantil e logo depois dizer um palavrão, pode ter doçura e agressividade; é sempre ela mesma, mas em diferentes versões e sempre acredita na bondade dos outros, até que eles invariavelmente a decepcionam.

No fim, ela é apenas... humana. É apenas gente, muito gente. E é assim que eu me definiria se não tivesse o mesmo medo - ou desconforto, chame como quiser - de demonstrar os meus verdadeiros sentimentos, aqueles que guardo bem lá no fundo do meu coração. Cassie é meu outro eu, com toda a certeza, o meu eu mais confuso, mais obscuro, mas meu outro eu. Muito do que tem nela vive em mim também - tudo o que disse acima, pra ser mais exata. E nessas linhas borradas, falo de mim através da Cassie, porque ela é mais que uma personagem, é parte de mim.
 
Quem interpreta Cassie Ainsworth é a brilhante atriz Hannah Murray.


Se você quiser ver o que ela ama e odeia, veja o Diário da Cassie. Sério, é uma das melhores coisas que eu já vi na vida e isso não é coisa de fã inflamada. And please, façam um favor para o resto das suas vidas e VEJAM Skins. Baixem, vejam pelo VH1, apenas deem uma chance para esse seriado maravilhoso.

2 comentários:

  1. Perfeição... Essa personagem é a melhor EVER.

    ResponderExcluir
  2. Uma das personagem que mais me cativou, como você mesma gosta de falar 'De todos os tempos' Cassie e Sid, Cassie. Sempre.

    Sid merecia mais atenção em Pure, Mas entendo que eles queriam mostrar a personagem e não o casal. Explicação sobre ela e Sid meio vago. Nesse caso preferia o clichê máximo do viveram felizes até... Lovely.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comenta que eu respondo (: