Confesso: estava morrendo de preguiça de escrever sobre os melhores livros que li no ano passado. Primeiro, foram quarenta livros e pra uma pessoa que não tinha tempo pra nada e só lia no ônibus - e durante aulas chatas, né, mas abafa -, acho até um número razoável. Mas a @luhsmile me deu bronca no twitter dizendo, com toda razão, que é pecado ter preguiça de falar de livros. Graças a ela, criei coragem - e vergonha na cara, mas abafa de novo - e vim fazer a retrospectiva. Aí, meio que criei uns tópicos e se alguém quiser responder, vou achar o máximo! Vou indicar umas blogueiras no final. Isso mesmo: mamãe, criei um meme!
Os livros que li em 2010
Harry Potter e as Relíquias da Morte, As Meninas, O Morro dos ventos Uivantes, Música ao Longe, Ídolo Teen, O Diário da Princesa - volumes 2, 3,4 e 5, As Brumas de Avalon - 1, 2,3 e 4, Fazendo meu filme, Ensaio sobre a Cegueira, See Jane Date, Desculpa se te chamo de Amor, A menina que não sabia ler, A Última Música, Travessuras da Menina Má, O Menino do Pijama Listrado, Antes de Morrer, Moça Interrompida, Sorte, Em seu lugar, Sussurro, Um certo capitão Rodrigo, Morto até o anoitecer, A arte de correr na Chuva, Capitães da Areia, Alice no país das maravilhas, O Mágico de Oz, Melancia, A Sombra do Vento, A Senhora do Jogo, Memórias de uma Gueixa, Poderosa, A faca de dois gumes, Os contos de Beedle- o Bardo e Laura.
Em negrito os melhores do ano, em itálico os que não leria de novo e o restante, bons, porém indiferentes. Essa é opcional pra quem quiser responder porque, né, quase me descabelei pra lembrar tudo. Não precisa morrer de tanto falar - como eu - se não quiser, só cita o livrinho.
O casal literário mais fofo
Clarissa & Vasco, de Música ao Longe (Erico Verissimo). Primeiro que eles são primos - e amor de primo não acaba nunca: quem pegar essa referência é muito viciado em novela -, ela é uma professora inocente viciada em livros e ele, revolucionário de pensamentos fortes. O relacionamento dos dois, apesar de estar apenas no início nesse livro, é de contrair os dedos dos pés e morder os lábios de tão doce e cativante. Menção honrosa: Ron & Hermione, de Harry Potter.
Virei a noite lendo
Três livros me fizeram virar a noite, mas o escolhido é A menina que não sabia ler (John Harding), demorei 8 horas para ler e estava realmente amanhecendo quando li a última página. É daqueles livros eletrizantes, que te surpreendem absurdamente, você termina a leitura e não consegue parar de pensar na narrativa, juntar as peças, investigar os fatos e fica um bom tempo com a história grudada na mente. Incrível.
Soco no estômago
O menino do pijama listrado (John Boyne) foi a porrada do ano pra mim. Tratar o nazismo do ponto de vista de duas crianças é quase cruel, pois a inocência da narrativa machuca demais. Nem preciso dizer que chorei horrores. Menção honrosa: Sorte (Alice Sebold).
Aquele em que chorei de soluçar
Ou "o livro mais triste que li" pra quem não costuma chorar lendo
Apesar do livro acima ter me desidratado quase que completamente, o que mais me fez chorar foi Laura (Elair Witczak), tão desconhecido que eu mesma tive que criar o perfil no skoob, mas recomendadíssimo, se puderem procurar em sebos, façam isso! Conta a história de uma menina que só queria ser amada, mas foi julgada e maltratada por ser pobre. A miséria retratada é tão pungente que não há como não terminar a leitura e se sentir agradecido por tudo o que têm. Fui dormir chorando, rezando e pensando nas "Lauras" que existem pelo mundo, bem diz a sinopse: Laura pode ter sido a irmã que não quisemos, a amiga de que aproveitamos, a filha que não tivemos a coragem de reconhecer.
Menção honrosa: Antes de Morrer (Jenny Downham)
A maior decepção do ano
Desculpa se te chamo de amor (Federico Moccia) tinha tudo pra ser legal. Mas não foi. É italiano e isso é lindo, porque tem toda uma atmosfera calorosa que falta nos livros americanos e ingleses. O tema é muito interessante: o relacionamento de uma menina de 17 anos e um cara de 37. Têm referências incríveis de filmes e músicas ótimas. Mas tudo isso se estraga no excesso de personagens secundários inúteis, na encheção de linguiça e na mania do autor de querer poetizar sem ter bagagem pra isso. Uma pena.
Menção nada honrosa: Moça Interrompida, Susanna Kaysen.
O mais chato
Antes de tudo: não me matem. Sei que muita gente ama esse livro, inclusive minha incentivadora Luh, mas não teve jeito. Apesar das descrições lindas e dos personagens secundários interessantíssimos, os protagonistas de Travessuras da Menina Má (Mario Vargas Llosa) não me cativaram nem por uma linha e isso é o pior defeito que um livro pode ter, na minha opinião. Até perdoo uma narrativa arrastada ou bobinha se os personagens me fizerem torcer por eles e esses, infelizmente, não chegaram nem perto.
Menção nada honrosa: Melancia (Marian Keyes).
Quase morri de tanto rir!
Com certeza absoluta, See Jane Date (Melissa Senate) foi o livro que me fez rir alto. Não, não li em inglês, mas me recuso a usar o título em português "Procura-se um namorado, última chamada" que faz parecer que estou lendo um livro de autoajuda pra mulheres encalhadas. Jenny, a protagonista maluca e super identificável, está realmente desesperada, mas qual protagonista de chick lit não está? Bridget Jones que o diga. Comprei porque estava deprimida, precisando de um porre literário e me arrependi instantaneamente, mas bastou começar a leitura pra pagar a língua. É cheio de referências pop, ultra engraçado, terno e o melhor "livro de mulherzinha" que já passou pelas minhas mãos. Menção honrosa: Morto até o anoitecer (Charlaine Harris)
Aventura, fantasia ou infanto-juvenil
Coloquei as três pra dar mais opções - a pessoa conta que alguém vai responder, haha! -, mas minha resposta a cada uma delas seria a mesma: Harry Potter e as relíquias da morte (JK Rowling). Simplesmente AMEI o final, não me decepcionei em nada e quase morri de ansiedade lendo.
Menções honrosas: As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley) e Fazendo meu filme 1 (Paula Pimenta).
Bate bola de personagens
Personagem masculino apaixonante: Vasco, de Música ao Longe.
Personagem feminina admirável: Morgana, de As Brumas de Avalon.
Personagem mais chato: Gwenhwyfar, de As Brumas de Avalon.
Personagem mais legal: Ron, de Harry Potter e as Relíquias da Morte.
Personagem mais perturbador: Florence, de A menina que não sabia ler.
Personagem que mais me identifiquei: Lorena, de As Meninas (Lygia Fagundes Telles)
O melhor livro que li em 2010
Parte da minha resenha no skoob de Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago), explica perfeitamente o motivo, então colei aqui: Inquietante, claustrofóbico, genial. Este livro revela todas as faces humanas e gera uma reflexão assustadora sobre o que aconteceria se um caos como o "mal branco" se instalasse no mundo, o que de fato aconteceria se de uma hora para outra uma epidemia de cegueira surgisse? Ou será que já somos cegos que podem ver e ainda não nos demos conta disso? A leitura provoca reações quase físicas, nos imaginamos cegos, perdidos, famintos e imundos. Não somos mais nós mesmos, mas aqueles personagens sem rosto, sem olhos, sem nomes. Aflição, falas misturadas... Se trata de uma narrativa poderosa e necessária, onde nos sentimos completamente dentro da história. GE-NI-AL.
Ufa, terminei!!! Love, Tary
o.O
ResponderExcluirJá estou triste com você!!!! Por que colocou Melancia em itálico?!?!?!?!?!
Ahhh não, eu amooo Marian Keyes, eu amooo esse livro!!!
:x
Enfim, me acalmei, hehehe.
Estou louca pra ler "A menina que não sabia ler". Parece muito, mas muito bom!!!
*-*
Já coloquei mais ainda na minha lista! ;)
Nossa, o menino do pijama listrado é LINDO!! Amo livros que se passam na "era nazista" e colocar o nazismo no ponto de vista inocente de uma criança, com certeza foi uma porrada no estômago, isso sim!
Leitura maravilhosa e chorei muitoooo!
Sério que "Desculpe se te chamo de amor" é uma decepção??? E MOÇA INTERROMPIDA também?!?!?!?! OMG, tô ficando de cabeça virada do avesso!!!
o.O
Ensaio sobre a cegueira deve ser bom. Mas depende sempre da narrativa do autor, né?? Hehehe, eu pelo menos amei o filme!!
Beijos Tary!!
xoxo
AAI achei um máximo isso aqui *-*
ResponderExcluirIndica se alguém responder, porque quero muito ler!
Só não faço porque realmente não li muitos livros ano passado, então não seria tão divertido.
Você me deixou com vontade de ler "O Ensaio sobre a Cegueira", vi uns pedaços do filme e não entendi, mas vou ver o filme inteiro agora, já que você disse que tem fundamento.
Quando à Harry Potter, gente... é eletrizante esse livro, de verdade. Eu li em duas tardes, minha mãe queria me matar, mas simplesmente NÃO DAVA pra largar do livro!
O Diário da Princesa é uma série surpreendente, sou apaixonada por aqueles livros. Termine de ler todos, é muito muito muito fofo, lindo e ówn *-*
Vou ler "O Menino do Pijama Listrado" assim que terminar de ler "O Senhor dos Anéis" e depois desse fiquei com vontade de ler o tal "See Jane Date", porque nunca li um livro de comédia (sim, também achei o nome em português RI-DÍ-CU-LO).
Então é isso Tary... Amei seu post!
Beijinhos
Ei Tary!
ResponderExcluirEu estou louca pra ler desculpa se te chamo de amor, hahaha. E eu gostei pra caramba de melancia. O critério do negrito não é válido pra mim porque eu não gosto de repetir livros. Só os 7 HPs que li tudo de novo esse ano, hahaha.
Deixa eu ir responder o meme!
Beijoss
Eu gostei do post, já li vários dos livros que você leu esse ano. Graças a Deus não li nenhum que está em itálico e dos que estão em negrito eu só tiraria Capitães da Areia. Não porque o livro seja ruim, só que eu acho a narrativa muuuito chata!
ResponderExcluirAh, e Contos do Beedle, o Bardo eu colocaria em negrito. Me divirto com os contos e vou lê-los quando tiver filhos daqui há muuitos anos rsrs
Gostei mesmo do post! Adoro livros!
Beijos ;*
Legal! Valeu a indicação, vou ver se consigo montar o post logo, hehe...
ResponderExcluirBjooos!
Aaah, confesso que não gostei de Travessuras da Menina Má ser o mais chato do ano! Gostei muito do livro (tbm foi a Luh quem me indicou!). Em compensação, acho que Melancia merecia muito mais que apenas uma menção honrosa (esse sim deveria ser o mais chato de verdade)!
ResponderExcluirE quanto a Desculpa se te chamo de amor, apesar de ser a decepção do ano, sua descrição dele me ter vontade de lê-lo! hahaha
Se eu tiver coragem responderei também! hehe :D
Beeijo!
Que inveja das suas leituras! :D
ResponderExcluir2010 foi o ano em que mais comecei a ler livros e não terminei. Estou com uns 5 livros começados e não terminados. Mas a vergonha pessoal é tanta e esse seu post é tão inspirador que decidi fechar 2011 com um "placar" digno desse seu. ;)
Cê tá muito tagarela, Taryne, citou até diálogo de Mulheres Apaixonadas! haha
ResponderExcluirTambém li "A Menina Que Não Sabia Ler" ano passado, mas demorei um pouco mais que você. E já tinha lido "O Menino Do Pijama Listrado", que eu adoro e releio sempre que posso (leia-se: a faculdade deixa). Sua crítica ao "Desculpa se te chamo de amor" também me fez ter (mais) vontade de lê-lo (hihi) e agora eu vou ficar mais pobre por conta desse post. ;P
Uma fofura esse meme, sua mãe deve ter ficado muito orgulhosa,é. haha
Beijo, sua fofa (e rata de biblioteca!) ;*
Tary, adorei a restrospectiva! Já tinha visto em outro blog também. Sou viciadona em todos de harry potter. Você já leu A menina que roubava livros? Caso não, leia. É o meu preferido da vida toda, depois da saga HP. Fala sobre o nazismo também. Adorei o post, beijão :*
ResponderExcluirLi poucos livros ano passado, uns 5 ou 6, tanto é que nem anotei nada. Sempre tento ler mais, mas fico só lendo blogs e coisas da faculdade.
ResponderExcluirAdorei a restrospectiva e o meme que vc inventou! Se eu tivesse lido mais, faria com certeza.
Um 2011 de muito mais leitura! Bjs :D
Já estou arrependida de ter te pedido pra falar de leituras! Preferia não saber que você não gostou de Travessuras da Menina Má, hahahah. Faz muito tempo que eu li esse livro, acho que eu tava no segundo ano do ensino médio, mas ainda assim... eu adorei aqueles personagens. Adorei o começo na américa latina (ok, não especifiquei o país porque não lembro se é no Peru ou no Chile!) e depois a mudança pra Europa, adorei que o Ricardito era tradutor (de romances russos!), adorei a estupidez da Menina Má (que é uma coisa meio Summer de 500 dias com ela). Mas, enfim, já tem um ano que comprei o exemplar em espanhol e pretendo reler nessas férias!
ResponderExcluirVocê leu tanto esse ano, que inveja! Queria tanto ler Ensaio sobre a cegueira, sinceramente não sei porque ainda não fiz isso ainda :(
Vou fazer o meme também, beijo!
'A Última Música' clichê? Ah, fala sério, rs... e sabe que na maior parte do tempo eu nem ligo pra clichês? ;)
ResponderExcluirE sobre 'A Mulher do Viajante do Tempo'.... bem, a maioria das pessoas ficou encantada! Só eu que sou estranha e não gostei tanto assim, hehe... é melhor não descartar o livro por causa da minha opinião! ;)
Bjoos! :)
Que máximo isso! Serviu de inspiração para ler muito mais em 2011, uma das minhas resoluções de ano novo!
ResponderExcluirBeijo,
Camila F.
Nossa que bom que você gosta de ler. Eu gosto muito - na verdade sou bem viciada rsrs - e a maioria dos livros que você leu ano passado também li! E gostei de alguns em itálico mas os em negrito são mesmo os melhores *-*
ResponderExcluirEstou lendo um livro chamado os 13 porquês. É uma história que te prende. Um daqueles livros de virar a noite lendo.
A única coisa que me assustou é que a história é meio pertubadora, e te abala... Mas não se assuste, o livro só é muito bom :p
Beijinhos :*
Oh meu Deus, adorei sua lista! Muitos títulos super interessantes, vou ter que adicionar aqui na minha lista pra não esquecer! Meu próximo post será uma lista dessas, amei!
ResponderExcluirUm beijo!
Estou aqui tentando entender o porquê de você não ter gostado de "Travessuras da Menina Má". Nossa amei esse livro e me apaixonei pelo Ricardito! hahaha
ResponderExcluirEu adoro "Ensaio sobre a cegueira".
Quantos livros!
ResponderExcluirDa sua lista eu adoro Música ao Longe, As Brumas de Avalon, Melancia e HP. :D
Esse ano li muito pouco devido ao cursinho e talz mas sem dúvida o que mais me marcou foi Cem anos de Solidão. Já leu? É bom demais!! Também amei ler Toda Mafalda. Já tinha lido alguns volumes avulsos mas ler tudo reunido é incrível.
Você que gosta do Erico Verissimo leu Noite??
Beijos
Não posso deixar de concordar com o que tu escreveu sobre A menina que não sabia ler. Passei a madrugada lendo, simplesmente não conseguia desgrudar os olhos. E Florence é o personagem mais perturbador que eu já "li".
ResponderExcluirAdorei esse meme, adicionei uns livros na listinha de "preciso ler". (:
Beijo.
Taryzoca! Sua lista foi ótima! cara, como você lê! Eu juro que queria ter mais tempo pra aumentar a minha lista, mas eu passo mal lendo no ônibus e entre estágio o dia todo e aulas à noite não me sobra muito tempo a não ser para dormir! hahah
ResponderExcluirTEm muitos livros aí que quero ler ainda em 2011, e gente, eu não lembro quando li Harry Potter, juro! O.o
Mas não fiquei surpresa com o lugar de Melancia na sua lista... hahaha Não considero um dos melhores dela! Me diverti com Sushi rs
Pode deixar que vou procurar ler os bem falados e fazer minha própria lista hahaha
Beijos!
tamy
Nossa, será que eu lembro dos livros que li em 2010? Foram poucos, mas já foram mais do que no ano anterior. As Meninas é meu livro preferido, mudou a minha visão de mundo e o meu jeito de escrever. Lorena... o que falar dela? Já tomei um soco no estômago como ela... convergiu com a época em que li o livro. Travessuras... foi outro soco. Não suportei a "menina má", mas amei a ingenuidade do amor do Ricardito.
ResponderExcluirBela lista e ótimo memê!
beijos!
Quero ler a metade da sua lista de 2010. Tbm li vários, só que a maioria diz respeito ao meu curso, pois estudei bastante em 2010. Quero me esforçar tbm em 2011, pois é nesse ano que me formo. Beijos ;**
ResponderExcluirCaramba, Tary!! Vc leu muito em 2010!!! Bom, eu nunca tinha notado muito AS brumas de Avalon mas de tanto falarem eu fiquei curiosa. Tô louca p/ ler. Melancia em Itálico...hum... não foi o livro que mudou minha vida mas achei legalzinho. O menino do pijama listrado tá na minha fila p/ ler mas me diz: ele mais soco no estômago do que A menina que roubava livros?
ResponderExcluirBeijão!!!
Muito legal o meme! Eu acho que não li nem vinte livros em 2010, meu ano de maior preguiça. Li alguns dos que você leu e estou com muita vontade de ler vários outros. Eu tinha muita vontade de ler Melancia. Aí uma amiga minha leu e me disse que achou chato. Uma professora minha leu e me disse que não gostou. Agora vejo você. Desanimei mais ainda, haha.
ResponderExcluirO plano é ler muito esse ano pra poder ter a chance de fazer um post assim em dezembro.
Beijos!
Valeu pelas dicas...
ResponderExcluirAlguns estão na minha lista pra 2011...
Bjs
Olá! Em 2010 também li alguns dos livros que citou e certamente a sua lista fez com que eu me lembrasse de outros que devo ler o mais breve possível. Entre eles está "O Menino do Pijama Listrado"!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler alguns livros da sua lista.
ResponderExcluirUm que eu não conhecia que você citou e que me chamou muito a atenção foi "Laura", vou procurar pra ler.
Também achei a Gwenwyfar uma chata, rs.
Achei que Melancia poderia ser menos cheio de enrolação, mas no final nem achei chato não, rs.
O Menino do Pijama Listrado é muito, muito triste =/
Taary, adorei esse meme! Fiz no meu blog também (ó a cara-de-pau! rs) *-*
Beijoo!
Ps.: Que pena que não tá mais vendo Castle. Vou te passar vontade: a terceira temporada tá ÓTIMA! =P rsrs
Amei o post! *.*
ResponderExcluirFiz minhas anotações, vou buscar alguns dos livros que citou nos sebos da cidade. Fiquei muito curiosa pra ler A Menina que não sabia ler.
Li o Alice no País das Maravilhas e o Alice no País dos Espelhos ano passado. E reli Morro dos Ventos Uivantes! :)
Adorei a reprospectiva, Tary!
Sempre encontro boas dicas aqui!
Beijão.
nossa, faz uns 3 anos q eu n compro um livro q n seja da faculdade... que saudade das minhas tardes de bobeira lendo de graça na livraria ._.
ResponderExcluirah, chicklit é gostosinho, meio boboca às vezes, mas tem uns bem legais! no estilo de See Jane Date eu gostei muito de Mr. Maybe da Jane Green e O segredo de Emma Corrigan da Sophie Kinsella
mas o meu preferido mesmo é Something Borrowed da Emily Giffin, mas ele n é tão engraçado, é mais romance mesmo
desse Federico Moccia eu só comecei a ler certa vez o Tre metri sopra il cielo, mas achei mto ruinzinho... esse q vc leu eu acho q foi adaptado http://filmow.com/filme/9251/licao-de-amor/ com o belíssimo raoul bova, mas eu nem quis ver
quero taaaanto ler o HP7, pq eu amei o filme, de verdade! eu tinha me afastado da série desde HP6, mas agora voltei a amar
"A menina que não sabia ler" parece ser interessante, dei uma olhada na sinopse e me lembrou em algo O Jardim Secreto (q eu amo de paixão há uns 15 anos), mas com mais mistério... vou procura-lo!
Depois desse mega retrospectiva (ótima, por sinal) vou ficar envergonhada de fazer a minha, porque li muito pouco, muito pouco MESMO em 2010.
ResponderExcluirE sim, quero te dar um ENORME puxão de orelha por não ter curtido Travessuras da Menina Má! COMO ASSIM? Ok, eu já não gostei de vários livros que muita gente ama, mas poxa Tary!!!! Daqui há algum tempo veja se tem coragem para reler, tenho certeza que a chilenita e o Ricardito vão te pegar de jeito, hahaha
Beijo
Ahá teve pelo menos uma influencia minha nessa lista, Capitães da Areia\o/, que inveja amiga 40 livros, já pode falar pro Zanatta que você é a unica que não é considerada mediocre na sala, esfrega na cara dele huahuhauhua
ResponderExcluirBeijos e estou com saudades.
Tenho vontade de ler alguns livros da sua lista, inclusive Laula, que agora fiquei com mais vontade de ler.
ResponderExcluirO menino do pijama listrado é muito triste :x
Achei superlegal seu meme e respondi ele no meu blog '-' cara-de-pau mode on como disse a Lys xP